sexta-feira, 4 de maio de 2012

Kafkando

Quem nunca entendeu Kafka de dentro pra fora que atire a primeira pedra. Quem nunca acordou uma barata pare agora de ler, pare até de viver, algo de errado há com você. Sentir-se desprezível, um verme, um completo idiota faz parte da vida. Descobrir que não está em sintonia, que Maria ama João, que ama Ana, que deveria amar ninguém e não ama mesmo faz parte da vida. Passo uns dias de Kafka desde quarta. Olho no espelho e aprecio com certo asco as patas finas e serrilhadas, o abdômen frágil pronto a explodir em gosma amarelada à primeira pisada, as asas cascudas que se movem num barulho estranho. O cheiro é que incomoda, de inseto, de Baygon, eu sei lá.

Pacato, meu filhote loiro e rosado, é caseiro, vai a varanda pegar um Sol, se emaranhar na mangueira enrolada, mas volta pra se enroscar comigo e dormir. Lambão também adora dormir aos meus pés, mas gosta de grandes voltas sei lá por que telhados - nunca no chão.

Penso em voltar  ao método Vidal para assimilação da passividade, agora módulo 2, consistindo em manter as unhas feitas, mas afiadas. Tenho vontade de rasgar coisas, ver sangue brotando discretamente da frágil pele, e continuar ignorando a louça. Ignorar a louça é um dom que me causa aquele mix de orgulho e vergonha: é como ter super poderes, mas ser uma pessoa modesta demais para se vangloriar deles. Sou a Clark Kent da arte de fazer nada. Uma vez me perguntaram por que Superman usa um S em seu uniforme. Pensei um pouco no assunto, na época ainda não tinha SmallVille pra responder, então me ocorreu que os adjetivos valem mais que o sujeito, que ser super é mais importante que ser homem. E podemos ser super em muita coisas, medíocres em outras, mas nunca seremos o que o outro deseja, espera, muito menos ocuparemos um espaço já ocupado por outro. Ah, corações e seus donos... Dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, e pra isso nem superman da jeito.

Mas me orgulho de kafkar, de as vezes tomar consciência, queria até alguém que kafkasse comigo, que entendesse, que gostasse. Gosta de tudo o que eu gosto? Sim! (Ufa, enfim!!!)